Estado nacional, Estado-nação e o princípio das nacionalidades
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v6i25.426Palavras-chave:
Nação, Formação do Estado Nacional, Princípio das nacionalidades, Estado-Nação, DireitoResumo
1 Introdução - 2 A formação do Estado Nacional e do Estado-Nação - 3 Nação e o princípio das nacionalidades - 4 Conclusão - ReferênciasReferências
FERRAJOLI, Luigi. A soberania no mundo moderno: nascimento e crise do Estado nacional. Tradução de Carlo Coccioli e Márcio Lauria Filho. Revisão da tradução: Karina Jannini. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GRIMBERG, Carl. História universal. Santiago: Azul: Sociedade Comercial y Ed. Santiago, 1989. v. 20.
HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Tradução de Waltesir Dutra. 21. ed. rev. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
PIERRÉ-CAPS, Stéphane. A multinação: o futuro das minorias na Europa central e oriental. Tradução: Armando Pereira da Silva. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
PIERRÉ-CAPS, Stéphane; CONSTANTINESCO, Vlad. Droit constitutionnel. Paris: Presses Universitaires de France, 2004.
TILLY, Charles. Coerção, capital e Estados europeus. São Paulo: EDUSP, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).