Avaliação de desempenho dos servidores públicos: análise da Lei Federal nº 11.784/2008

Autores

  • Raquel Dias da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.21056/aec.v9i37.300

Palavras-chave:

Servidor público, Profissionalização, Carreira, Mérito potencial, Avaliação de desempenho, Regulamentação.

Resumo

A profissionalização do servidor público pode ser compreendida como liturgia composta por uma série encadeada de processos administrativos,
dependentes e vinculados entre si. Nessa liturgia, destaca-se a importância do processo da avaliação de desempenho para a concretização do direito público subjetivo do servidor à carreira. É por meio da avaliação de desempenho que a Administração poderá verificar o chamado mérito
potencial a justificar a elevação funcional, com o incremento das  responsabilidades assumidas pelo servidor e o aumento de rendimentos.1 Esse processo foi contemplado no ordenamento jurídico brasileiro pela Emenda Constitucional nº 19/98, que introduziu o inciso III ao §1º do art. 41. Desde então, a avaliação de desempenho limitava-se à avaliação hierárquica, conduzida sem a objetividade necessária à profissionalização. No âmbito federal, o processo da avaliação de desempenho encontra-se hoje regulamentado pela Lei nº 11.784/2008 que, apesar de conter inúmeros aspectos positivos, apresenta, por outro lado, uma série de inconstitucionalidades, ressaltando-se como a principal a fixação de critérios de avaliação individualdo servidor por meio de poder regulamentar, isto é, mediante atos administrativos
normativos infralegais. O texto visa a discutir a relevância da avaliação de desempenho e demonstrar o quanto é temerária a fixação de seus critérios pela própria Administração Pública, em detrimento da ordem
jurídica democrática.

Biografia do Autor

  • Raquel Dias da Silveira

Referências

ARAÚJO, Eneida Melo Correia de. As relações de trabalho: uma perspectiva democrática. São Paulo: LTr, 2003.

ARAÚJO, Florivaldo Dutra de. Conflitos coletivos e negociação na função pública: contribuição ao tema da participação em direito administrativo, 1998. 462 f. Tese (Doutorado em Direito Administrativo) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

AUBY, Jean-Marie; AUBY, Jean-Bernard. Droit de la fonction publique. 2. ed. Paris: Dalloz, 1993.

AYOUB, Éliane. La function publicque en vingt principes. Paris: Éditions Frison-Roche, 1994.

BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Profissionalização da função pública: a experiência brasileira. Cadernos da Escola de Direito e Relações Internacionais das Faculdades do Brasil, n. 1,

p. 17-26, mar./ago. 2002.

BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Profissionalização da função pública no Brasil. Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, n. 12, abr./jun. 2003.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de direito administrativo. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2009.

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Regime constitucional dos servidores da administração direta e indireta. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1991.

BARBOSA, Lívia. Meritocracia à brasileira: o que é desempenho no Brasil? Revista do Serviço Público, Brasília, ano 47, v. 120, n. 3, p. 59-102, set./dez. 1996.

DALLARI, Adilson Abreu. Regime constitucional dos servidores públicos. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1992. p. 52.

ESCOLA, Hector Jorge. El interés público como fundamento del derecho administrativo. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 1989.

FREITAS, Juarez. Discricionariedade administrativa e o direito fundamental à boa Administração Pública. São Paulo: Malheiros, 2007.

JORION, Benoit. Le Príncipe de Parité entre Fonctions Publiques: um Príncipe peau de Chagrin. Revue Française de Droit Administrative, n. 14 (2), mar./abr. 1998.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 29. ed. São Paulo: Malheiros, 2004.

SALAH, Tabrizi Ben. Droit de la function publique. Paris: Masson, 1992.

SANTOS, Luiz Felipe Rosa dos. Avaliação de desempenho do servidor público: entre o princípio da eficiência e as garantias do servidor-cidadão, 2004. Belo Horizonte, 2006. 198 f. Dissertação (Mestrado em Direito Administrativo) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais.

SILVEIRA, Raquel Dias da. Profissionalização da função pública. Belo Horizonte: Fórum, 2009.

VIEIRA, Leonardo Carneiro Assumpção. Mérito, sociedade e direito: reflexões sobre a noção de merecimento objetivo e seus institutos na função pública. Belo Horizonte, 2004. Dissertação

(Mestrado em Direito Administrativo) – Faculdade de Direito, Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigos