La responsabilidad hacia la Administración en el Derecho Administrativo uruguayo
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v9i35.312Palavras-chave:
Direito Administrativo Uruguaio, Responsabilidade civil dos funcionários públicos, Constituição, Texto Ordenado de Contabilidade e Administração Financeira, Dano.Resumo
O presente artigo trata da responsabilidade perante a Administração no Direito Administrativo Uruguaio. Primeiramente demonstram-se aspectos gerais da responsabilidade. Aborda-se a responsabilidade civil dos funcionários públicos, diante da Constituição de 1934, da Emenda de 1942 e da Constituição de 1952. Citam-se interpretações de doutrinadores sobre as normas constitucionais que regem o tema da responsabilidade dos funcionários públicos. Em seguida, as hipóteses de responsabilização previstas no artigo 25 da Constituição de 1952 são analisadas. Relacionam-se alguns artigos do TOCAF (Texto Ordenado de Contabilidade e Administração Financeira) com a responsabilidade administrativa e civil. Menciona-se que, para a existência da responsabilidade civil é necessária a existência de um dano, que pode ser patrimonial e moral. Por fim, sustenta-se que a Constituição deve ser interpretada de acordo com a dignidade da pessoa humana e com as tendências atuais do Direito Constitucional, para evitar irresponsabilidades e permitir a realização integral do Direito.Downloads
Publicado
2009-01-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
MARTÍNEZ, Augusto Durán. La responsabilidad hacia la Administración en el Derecho Administrativo uruguayo. A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, v. 9, n. 35, p. 195–213, 2009. DOI: 10.21056/aec.v9i35.312. Disponível em: https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/312. Acesso em: 27 abr. 2025.