Teoria geral da ordem jurídica internacional
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v6i23.439Palavras-chave:
Teoria geral da ordem jurídica internacional, Organizações Internacionais, Teoria Geral do Estado, Direito Internacional Público, Personalidade Jurídica InternacionalResumo
O artigo discute a existência de uma ordem jurídica internacional como sistema normativo veiculador de um dever-ser, defendendo que a fórmula lógica da norma jurídica se amolda também ao direito internacionalReferências
CANÇADO TRINDADE, Antônio Augusto. Direito das Organizações Internacionais. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
GUIBOURG, Ricardo A. Derecho, Sistema y Realidad. Buenos Aires: Editorial Astrea, 1986.
REZEK, J. Francisco. Direito Internacional Público: Curso Elementar. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.
SILVA, Marcus Rector Toledo. Mercosul e Personalidade Jurídica Internacional: as Relações Externas do Bloco Sub-regional Pós-Ouro Preto. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).