O referendo como fase legislativa das emendas constitucionais
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v4i15.590Palavras-chave:
Direito constitucional, poder constituinte reformador, emendas constitucionais, referendo, processo legislativoResumo
1 Introdução - 2 Conceito jurídico e conceito político de Constituição - 3 O poder “constituinte” reformador - 4 As emendas constitucionais e a exigência de referendo - 5 ConclusãoReferências
BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais: o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas: Limites e Possibilidades da Constituição Brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.
BONAVIDES, Paulo. Teoria Constitucional da Democracia Participativa. São Paulo: Malheiros, 2001.
BONAVIDES, Paulo. Teoria do Estado. São Paulo: Malheiros, 2003.
BURDEAU, Georges. Derecho Constitucional e Insttuciones Politicas. Madrid: Editora Nacional, 1981.
CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1999.
CITTADINO, Gisele. Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva: Elementos da Filosofia Constitucional Contemporânea. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2000.
FERRAZ JR., Tércio Sampaio. Constituinte: Assembléia, Processo, Poder. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1986.
HESSE, Konrad. A Força Normativa da Constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 1991.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 1993.
SILVA, José Afonso da. Poder Constituinte e Poder Popular. São Paulo: Malheiros, 2002.
SGARBI, Adrian. O Referendo. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.
SOARES, Marcos Antônio Striquer. O Plebiscito, o Referendo e o Exercício do Poder. São Paulo: Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).