Emenda Constitucional nº 51/06, processo seletivo público e novos regimes de vinculação de pessoal ao poder público: uma boa idéia para quem?
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v6i24.659Palavras-chave:
Poder Público, EC nº 51/06, hipermodernidade, vinculação jurídica, processo seletivo público, concurso públicoResumo
1 Introdução - 2 Hipermodernidade, seus desafios ao direito público e o anacronismo da EC nº 51/06: uma crítica de princípio - 3 Breve percurso histórico da tramitação legislativa da proposição - 4 Da natureza do vínculo jurídico proposto estabelecer entre as categorias contempladas e o poder público - 5 O significado possível para a locução “processo seletivo público” - 6 Um exercício de síntese de conclusões preliminares - ReferênciasReferências
BELTRÁN VILLALVA, Miguel. La Acción Pública em el Régimen Democrático. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2000.
DROMI, Roberto. El Derecho Público en la Hipermodernidad. Madrid: Hispania Libros, 2005.
FERNÁNDEZ, Tomás-Ramón. Panorama del Derecho Administrativo al Comienzo de su Tercera Centúria. Buenos Aires: La Ley, 2002.
GABARDO, Emerson. Princípio Constitucional da Eficiência Administrativa. São Paulo: Dialética, 2002.
GORDILLO, Augustín A. La Administración Paralela. Madrid: Civitas, 2001.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. A Globalização e o Direito Administrativo. In:____ (Org.). Uma Avaliação das Tendências Contemporâneas do Direito Administrativo. Rio de Janeiro: Renovar, 2003.
MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Parecer sobre a Proposta de Emenda Constitucional de Reforma da Previdência. In: MODESTO, Paulo (Org.). Reforma da Previdência: Análise e
Crítica da Emenda Constitucional nº 41/2003 (Doutrina, Pareceres e Normas Selecionadas). Belo Horizonte: Fórum, 2004.
OTERO, Paulo. Legalidade e Administração Pública: o Sentido da Vinculação Administrativa à Juridicidade. Lisboa: Almedina, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).