Direito administrativo: um novo eixo central
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v3i11.685Palavras-chave:
Direito administrativo, ato administrativo, Estado liberal, Estado social, Administração PúblicaResumo
Impõe-se, no presente momento de reconstrução do Direito Administrativo,a fixação de um novo paradigma administrativista, não mais centrado na noção de ato administrativo. Convém, neste sentido, fazer uma incursão nos intentos realizados no campo do Direito Comparado, sobretudo naqueles sistemas assemelhados ao nosso.
Referências
BACHOF, Otto. Die Dogmatik des Verwaltungs vor den Gegenwartsaufgabem der Verwaltung. Walter de Gruyter, 1972.
GARCÍA DE ENTERRÍA, Eduardo. Curso de derecho administrativo. Madrid: Civitas, 2000. v. 1.
NIGRO, Mario. Giustizia amministrativa. 3. ed. Bologna: Il Mulino, 1983.
SANTAMARIA PASTOR, Juan Alfonso. Fundamentos de derecho administrativo. Madrid: Editorial Centro de Estudios Ramon Areces, 1991. v. 1.
SILVA, Vasco Manuel Pereira da. Em busca del acto administrativo perdido. Coimbra: Almedina, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).