O reajuste tarifário nas concessões de serviços públicos
DOI:
https://doi.org/10.21056/aec.v13i54.116Palavras-chave:
concessão de serviços públicos, política tarifária, revisão e reajuste tarifário.Resumo
O objetivo do estudo é apresentar algumas considerações sobre a estrutura de preservação do equilíbrio econômico-financeiro das concessões de serviço público, com a distinção das ideias de revisão e reajuste tarifário.Referências
ALMEIDA, Fernando Dias Menezes de. Teoria do Contrato Administrativo. Uma Abordagem Histórico-Evolutiva com Foco no Direito Brasileiro, tese de livre-docência apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Departamento de Direito do Estado, São Paulo: mimeo, 2010.
BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. Direito Administrativo e o Novo Código Civil, Belo Horizonte: Fórum, 2007.
BRACONNIER, Stéphane. Droit des Services Publics, 2ª ed., puf: Paris, 2007.
CÂMARA, Jacintho Arruda. Tarifa nas Concessões, São Paulo: Malheiros, 2009.
DUGUIT, Leon. Traité de Droit Constitutionnel, t. II, 3ª ed., Paris: De Boccard, 1928.
MARQUES NETO, Floriano de Azevedo. Concessão de Serviço Público em Ônus para o Usuário, in WAGNER JÚNIOR, Luiz Guilherme da Costa, Direito Público – Estudos em Homenagem ao Professor Adilson Abreu Dallari, Belo Horizonte: Del Rey, 2004.
MELLO, Oswaldo Aranha Bandeira de. Aspecto Jurídico-Administrativo da Concessão de Serviço Público. Revista de Direito Administrativo, Seleção Histórica, Rio de Janeiro: Renovar, 1995.
MOREIRA, Egon Bockmann. Direito das Concessões de Serviço Público, Malheiros: São Paulo, 2010.
SCHIRATO, Vitor Rhein. Livre Iniciativa nos Serviços Públicos, Belo Horizonte: Fórum, 2012.
SCHWIND, Rafael Wallbach. Remuneração do Concessionário, Belo Horizonte: Fórum, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).